quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Sonho de Amor na Argentina

Sempre batemos na tecla que os GOUs, o MUR e o Sonho não são uma invenção nossa e que estão em muitos outros lugares além de nossa universidade. Lendo um pouco nos blogs do MUR pelo Brasil podemos ter um breve noção da dimensão desse Sonho. Recentemente, foi postado no blog do MUR MT sobre o Sonho de Amor na Argentina. Leia abaixo a postagem:

“Ide ao mundo, faça discípulos!”
Por Neilon Vilela Nogueira 

O sonho de Deus para as Universidades tem crescido por todo o Brasil, e indo além-fronteiras para vários países da América Latina, fazendo com que outros universitários conhecessem o sonho da construção da Civilização do Amor. Através da missão AD Gentes do MUR Brasil vários países estão podendo conhecer o trabalho que é feito por aqui, e muitos tem inflamado o coração por esse sonho.

Nós do blog do MUR MT fizemos a proposta de gravação de um vídeo e um depoimento escrito para um jovem argentino Leonel Kvza Angelino conheceu através de um período de intercâmbio na USP de Piracicaba-SP, o GOU Água Viva, desta forma ele se viu cada vez mais levado a se encontrar com Jesus na Universidade.

Voltando para a a cidade de Entre Rios na Argentina, levando as experiências universitárias no curso de Agronomia o qual ele cursa o 10º semestre e trazendo junto com toda esta experiência e a vontade de evangelizar a tantos em sua universidade, resolveu iniciar com alguns colegas um GOU, este já batizado por ANGELES CUSTODIOS que está em atividade desde o início do mês de outubro.

Leonel afirma que têm ânimo para continuar decididamente rumo a construção da civilização do amor, enfatiza que a maior evangelização fica por conta do exemplo que damos na universidade e em qualquer lugar que vamos, segundo ele a evangelização na universidade depende de muita fé e oração enfatiza em suas palavras:
“ A evangelização no meio universitário não é tarefa fácil, é preciso perseverança, oração e muita fé para acreditar que você pode fazer a diferença, em Entre Rios na Argentina, muitas pessoas que estão pensando ou têm o desejo no coração de começar com essa tarefa árdua, posso assegurar que o desejo é grande o suficiente para a providência divina fazer maravilhas o maior dos desejos a todos os irmãos, unidos na oração em Cristo Jesus!”
Sendo assim, o sonho de Deus não tem fronteiras e mais jovens precisam conhecer esse Jesus que quer ser presente em nossas universidades e profissões, por isso peçamos que o Espírito Santo nos guie e nos mova a ir mais longe e onde se faça necessário para que o nome de Jesus seja exaltado e para que muitos possam ser resgatados por Ele.




Acesse a matéria completa em

domingo, 11 de novembro de 2012

RUAH 2012 encerrou com Tarde de Louvor


Vivemos uma semana intensa de missão do Projeto "RUAH - Deixe o Amor amar", do dia 5 ao dia 9 de novembro aqui em Belém. Passamos por diversas universidades da cidade anunciando o amor de Deus. Inúmeras pessoas foram alcançadas e a Boa Nova foi semeada em muitos corações.

Encerrando nossa semana de missão, tivemos ontem, dia 10, nossa Tarde de Louvor. Uma tarde de alegria, oração, dinâmicas, pregação da Palavra, partilha e, é claro, muito amor de Deus. Pessoas que receberam o anúncio durante a semana também participaram o que encheu ainda mais nosso coração de gratidão a Deus. 

No decorrer da tarde quem pregou para nós foi Herodoto Ezequiel, que é formado em Letras pela UFPA e teve sua primeira experiência com o amor de Deus em um retiro do MUR Belém. Tomando como base a passagem de Gênesis 2,7 "O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem se tornou um ser vivente", o pregador nos dizia nesta passagem há uma das primeiras revelações do amor de Deus por nós. Pois, segundo ele: "Deus nos fez com todo o cuidado, nos formou e, com amor, nos modelou da forma que Ele queria". Acrescentando, nos exortava: "não podemos deixar que obra de Deus seja manchada, desfigurada pelo pecado, precisamos nos voltar sempre para Deus". Concluindo a pregação nos falava: "Deus não só nos ama, como também, nos fez relexo desse amor para os outros, precisamos tomar posse disso".

Encarramos a tarde com o pronunciamento do Coordenador Arquidiocesano do MUR Belém, Rafael Rosa. Ele agradeceu a todos os que fizeram parte servindo e também rezando pela Semana Missionária do RUAH Belém 2012 e acrescentou que "O RUAH acabou, mas não podemos parar por aqui, não podemos deixar de anunciar o amor de Deus aos nossos irmãos. Este RUAH, este sorpo deve ser permanente em nossas vidas".

Quer ver as fotos da Tarde Louvor? CLIQUE AQUI
Para ver as fotos da Semana Missionária "RUAH Belém 2012", ACESSE

sábado, 10 de novembro de 2012

Sexta-feira: RUAH na UFPA

O último dia de missão do RUAH Belém 2012 aconteceu na UFPA. 

Por volta de 9h os primeiros missionários começaram a chegar na Instituição. Minutos depois começamos a nossa oração, pedindo a força do Espírito Santo e, logo em seguida saímos em missão pelo Campus Básico da Universidade, espalhando a mensagem do amor de Deus.

Ao meio-dia fomos todos para o Auditório do Hall da Reitoria, onde o Grupo de Oração Universitário (GOU) Maranatá aconteceu. O tema foi "Um mundo novo vem do coração" e quem pregou para nós foi Gleissiane Alves, Bióloga pela UFPA e Presidente do Conselho Arquidiocesano da RCC Belém. Durante a pregação, Gleissiane nos falou que este mundo novo, isto é, um mundo onde predominem coisas boas, coisas que vem de Deus, é possível e que nós somos os principais responsáveis pela sua construção. "Somos os semeadores", dizia ela. Finalizando a pregação, todos foram convidados, em oração, a assumir o seu papel como construtor deste mundo novo.

Um almoço preparado especialmente pelos missionários foi servido para todos os participantes do GOU por volta de 13h30. Depois do almoço, uma pausa para descansar e, em seguida, mais evangelização! Continuamos nos corredores do Campus da Básico. Foram mais momentos onde  o poder do Senhor agiu e tocou vários corações.

A noite foi a vez do Campus Profissional receber o anúncio desse amor incondicional de Deus. Por volta de 20h15 encerramos a nossa evangelização e, com muita alegria, ainda permanecemos um tempo no terceiro portão da Universidade cantando com muito entusiasmo músicas que falavam de Deus e íamos anunciando a todos que chegavam e saiam: "Jesus te ama". Assim, terminamos nosso último dia de RUAH Belém 2012.

RUAH 2012 - "Deixe o amor amar!"
Confira as fotos do nosso Diário do RUAh 2012, clicando AQUI

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Quinta-feira: RUAH no IFPA

A quinta-feira do RUAH Belém começou bem cedo para os missionários. Desde 6h30 alguns estavam preparando o Café da Manhã, que foi realizado pelo Grupo de Oração Universitário (GOU) Rosa de Saron no IFPA. A ação começou às 8 horas e além de oferecer gratuitamente frutas, sucos, mingau, entre outros, também possibilitou à comunidade acadêmica ouvir música ao vivo preparada pelos missionários, com muita alegria.

O Café da Manhã foi bem aceito pelos estudantes, professores e servidores que receberam o convite do GOU. Essa ação encerrou por volta das 9 da manhã. Já por volta das 2 da tarde, o querigma começou a ser feito. Foram pouco mais de 3 horas de anúncio do amor de Deus, cerca de 20 missionários do Ministério Universidades Renovadas, como membros de outros Grupos de Oração Universitários, além da participação de membros da Comunidade Semente do Verbo. O Anúncio terminou por volta das 6 e meia da noite, com o Grupo de Oração Universitário, no Mini-Auditório da Biblioteca.

RUAH 2012 - "Deixe o amor amar!"
Confira as fotos do nosso Diário do RUAh 2012, clicando AQUI

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Encerramento do RUAH 2012. Veja o que nos espera!

Olá, amados irmãos!
Nossa Semana Missionária RUAH 2012 está quase terminando. Já convidamos vocês para o encerramento, que será na Tarde de Louvor, deste sábado.

Leve seus amigos, sua família, vamos viver momentos intensos com o AMOR DE DEUS mais uma vez!

O que nos espera? Muito Louvor, animação, alegria, oração, dinâmicas, testemunhos!
Vai ser bom demais. Vem com a gente! Esperamos por vocês!

Data: 10 de novembro de 2012
Horário: de 15h às 17h
Local: Auditório da Cúria Metropolitana
(Av. José Malcher, entre Wandenkolk e Doca, 915)


Quarta-feira: RUAH na Faculdade Ipiranga

O terceiro dia do RUAH, nossa Semana Arquidiocesana Missionária, foi mais uma demonstração do amor que Deus tem por cada um dos alunos, professores e outros funcionários das Faculdades Integradas Ipiranga. Quarta-feira foi mais um dia de graça e vitória, com o anúncio do querigma sendo feito a todos!

A missão começou por volta das 14h30. Sorrisos, lágrimas, abraços de gratidão e muita felicidade de quem ouvia a boa notícia do amor de Deus foram a tônica da tarde. Enquanto a missão acontecia, houve um momento de intercessão. 17 horas os missionários descansaram e lancharam para retornar em seguida, convidando a comunidade acadêmica do Ipiranga para o Grupo de Oração Universitário da Instituição, o GOU. Vem e Segue-Me.

Como em toda as semanas, o GOU Vem e Segue-Me começou às 18 horas, no Laboratório de Fotografia, 2º andar do Bloco de Comunicação Social, Unidade Almirante Barroso. Com a presença de pessoas novas, começou o Grupo de Oração Universitário. A serva do GOU Tempo da Graça da Faculdade Ideal, acadêmica do curso de Engenharia Civil na UFPA, Rafaela Lucena, foi quem pregou, dizendo a todos que o Senhor quebra nossas barreiras, aquelas que temos e nos impedem de vivermos mais graças do amor de Deus. Segundo a pregadora, para conseguir ter essas barreiras quebradas “é necessário querer a ação de Deus. Senão o Espírito Santo não entra em nosso coração, não faz a obra. Depois é preciso pedir. Terceiro: é necessário esperar. O Senhor quer nos ensinar a ser pacientes", dizia.


Como foi um GOU especial, por ocasião do RUAH, o Grupo de Oração Universitário terminou 18h45. Depois mais uma parada para descanso e lanche. O cansaço já estava chegando, mas os missionários seguiram evangelizando. A pedido de  uma professora, uma turma inteira ouviu o anúncio do querigma, inclusive com oração no final. A missão, então seguiu, finalizando com uma panfletagem às 21h.

RUAH 2012 - "Deixe o amor amar!"
Confira as fotos do nosso Diário do RUAh 2012, clicando AQUI

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Terça-feira: RUAH na UFRA

Nesta terça-feira, dia 6, o segundo dia da Semana Arquidiocesana Missionária  aconteceu na UFRA. O RUAH começou por volta das 9 da manhã, com o anúncio do querigma pelos missionários. Assim foi por toda a manhã, em vários prédios, inclusive no Restaurante Universitário (RU). 


Por volta de 12h30 começou o Grupo de Oração Universitário (GOU) Semente. No Grupo, o Senhor enviou o seu fogo, que como disse Paulo André, Bioquímico pela UFPA e servo do GOU Semente, “queima sem consumir”. Esse fogo purificou a todos do pecado e inflamou as almas com a graça do Espírito Santo, conforme afirmou o pregador do GOU.


Depois houve um intervalo para o almoço dos missionários. À tarde, nem a chuva os impediu de anunciar o amor de Deus. Quem pegava o "Bagé", ônibus que circula dentro da UFRA, também teve a oportunidade de ouvir a mensagem do RUAH: “Jesus te ama!”. Houve evangelização em praticamente todos os centros da Instituição. Às 18h10 outro GOU foi realizado. Dessa vez foi a ex-Coordenadora do MUR Belém, Ana Carolina Maués quem pregou para nós.


O Grupo de Oração Universitário durou uma hora. Em seguida, mais querigma, encerrando a missão na UFRA, às 20 horas, finalizando assim o segundo dia do RUAH Belém 2012.

RUAH 2012 - "Deixe o amor amar!"
Confira as fotos do nosso Diário do RUAh 2012, clicando AQUI


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Segunda-feira: RUAH na Faculdade Ideal

Segunda-feira, dia 5, foi o nosso primeiro dia de missão nas Universidades. Nesse dia fomos para a Faculdade Ideal (FACI) pela parte da tarde. Lá panfletamos e também aproveitamos para falar do Amor de Deus aos que se dispuseram a ouvir nossa mensagem. Estamos felizes porque agora mais pessoas sabem que ali dentro podem experimentar o Amor de Deus no Grupo de Oração Universitário.

Nosso dia de missão na Faculdade terminou com um GOU Especial! O tema foi "Vento impetuoso que tudo refaz". Quem pregou para nós foi o nosso irmão, Alix Ribeiro, servo do GOU Semente da UFRA. 

Durante a pregagção, Alix nos dava um um exemplo que descreve exatamente a ação do Espírito de Deus em nossas vidas: "Imaginem uma árvore e em baixo dela, uma terra bem limpa. Ao passar do tempo as folhas vão caindo ao ponto de que não se pode ver mais a parte limpa do solo. Então, ao vir um vento muito forte, as folhas são arrastadas e mais uma vez, podemos enxergar o que está por baixo delas: o chão limpo novamente". Assim é o Espírito Santo quando age em nossas vidas, nos limpa de toda a sujeira que é o pecado, como um vento impetuoso, que restaura e refaz todas as coisas em nós.

Finalizando a pregação, ele citava a passagem de Romanos 12,2: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito". Portanto, irmãos, deixemos que o Santo Espírito refaça todas as coisas em nossas vidas, pois somente assim é possível fazer a vontade do Pai. Por isso, clame você também: Sopra Espírito de Deus!

RUAH 2012 - "Deixe o amor amar!"
Confira as fotos do nosso Diário do RUAh 2012, clicando AQUI

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Formação e Missa de Envio do RUAH 2012

Domingo, dia 04, foi apenas o primeiro dia da nossa semana intensa de missão nas universidades. Tivemos nossa formação, que é direcionada especificamente para os missionários que farão a evangelização durante o RUAH.

Começamos a tarde com momentos de alegria, louvor e escuta profética. Deus falou muito aos nossos corações e nos motivou ainda mais a anunciar a Boa Nova aos Universitários. Após o momento de oração,  Alix Ribeiro, Coordenador da Formação no MUR Belém e servo do GOU Semente na UFRA, iniciou falando, primeiramente do nosso Sonho de Amor para o Mundo que, nós, do MUR vivemos e, em seguida, sobre a missão e os temas do kerigma, que são próprios dessa evangelização. Para encerrar a formação tivemos ainda a oficina, na qual os evangelizadores puderam treinar, melhorar a abordagem e tirar as últimas dúvidas.

Minutos depois do final da formação, demos inicio a Missa de Envio, que foi presidida pelo Padre Dalvan. Durante a homilia o sacerdote nos falava da importância de buscar a Santidade. "Se fosse impossível a Santidade, Deus não teria colocado em nosso coração o desejo de ser santo", dizia ele. Explicando sobre o Evangelho do dia (Mt 5,1-12a), o sermão da montanha, nos falava que quando Jesus ensinou sobre as bem-aventuranças, Ele resumiu ali tudo o que precisamos para alcançar a verdadeira felicidade!

Finalizando a Celebração, Padre Dalvan nos enviou em missão e nos deu a benção. Agora, cheios da graça de Deus e em nome da Santa Igreja de Jesus Cristo, iremos encher as universidades do Amor de Deus, anunciando a Boa Nova!

O RUAH só está começando, amados irmãos!
Vocês podem acessas as fotos da Formação e Missa de Envio clicando AQUI


sábado, 3 de novembro de 2012

Missa de envio dará início ao RUAH 2012

O RUAH Belém 2012 está chegando!

A abertura da nossa Semana Missionária será neste domingo, com a MISSA DE ENVIO.  Todos podem participar e você é nosso convidado especial.

Venha você também deixar o AMOR amar!



Data: 11 de novembro de 2012
Local: Auditório da Cúria Metropolitana
Endereço: Av. José Malcher, entre Wandenkolk e Doca, 915
Horário: 17h30

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

RUAH 2012 - Mais um ano deixando o Amor Amar!

Maravilha e simplicidade, palavras que parecem não combinar, mas elas, realmente, resumem essa missão. RUAH, essa palavra vem do hebráico, significa "sopro do Espírito". Esse soprar é que motiva, encoraja, alegra, aviva e impulsiona universitários no Brasil todo a falarem do Amor de Deus. Missão ousada de proclamar a Boa Nova do Senhor em ambientes onde prevalecem a razão, a ciência e conceitos muitos distantes da nossa fé. Só com esse Espírito Santo é possível enfrentar tal desafio e dizer, com muito amor, pra cada pessoa que encontrarmos: "Deus te ama!".

Na semana do dia 4 ao dia 10 de novembro de 2012 em várias universidades de Belém, acontecerá o projeto "RUAH - Deixa o Amor Amar", no qual vários universitários missionários farão o Querigma, que é uma evangelização de 3 a 5 minutos, que são suficientes para mudar radicalmente uma vida. Além disso, no fim de cada missão acontecerá um Grupo de Oração Universitário (GOU) e no último dia do projeto teremos uma Tarde de Louvor, com todas as pessoas que receberam o anúncio. (Mais informações sobre programação, clique aqui)
"Deus te ama!", Essa frase mudou a minha vida, assim como alterou radicalmente a história de muitas outras pessoas, reis e pobres, homens e mulheres, anciãos e jovens, ao longo dos últimos 2.000 anos e que, com certeza, continuará mudando por séculos e séculos. (Felippe Nery - Coordenador Nacional do Ministério Universidades Renovadas) 

Esse projeto só existe hoje porque o Amor de Deus é tão grande que quando o experimentamos não conseguimos  guardar todo dentro de nós, não é possível conter em nosso coração toda a potência e transformação que Ele proporciona. Isso cria em cada um, a vontade de anunciar e convidar outras pessoas a viverem esse amor. É contagiante! 

Deus realiza sua obra através de meios muito simples, como podem ser os universitários ou profissionais da Renovação Carismática Católica. Mas, essa simplicidade, posta à disposição do Senhor, na docilidade aprendida na Escola do Espírito Santo, que são os Grupos de Oração, permite que se realizem maravilhas, como acontece no Projeto RUAH. (Dom Alberto Taveira Corrêa-Arcebispo Metropolitano de Belém. Livro Ruah: Relatos de um Amor que Ama)
Missionários no RUAH 2011
Esta é a realização da vontade de Deus que quer continuar nos amando, independente do ambiente que estamos. Por isso, você também, "Deixe o Amor Amar".

E você, está pronto para viver essa experiência? Testemunhar a ação de Deus na sua universidade e na sua vida? 

Fique atento! Confira a programação e veja em qual dia acontecerá em sua universidade. Clique aqui para ver a agenda
Não vale a pena viver se não há um sentido.  Parece apenas tempo perdido. Porém, Deus que é o verdadeiro caminho, verdade e vida (Jo 14,6) quer dar um sentido especial para cada um. Você que é um universitário renovados, se disponha e seja um canal para Deus. Você que ainda não conheceu realmente a Deus, se prepare. (Rafael Rosa - Coordenador do Ministério Universidades Renovadas na Arquidiocese de Belém)

Fique por dentro da Programação do RUAH 2012


Nossa Semana Missionária do Projeto "RUAH - Deixe o amor amar!" está chegando. Confira aqui a programação da nossa evangelização. Aproveite para participar da Missa de Abertura, dos nossos GOUs especiais e da Tarde de Louvor, que será o encerramento do projeto! Acompanhe também durante a semana nossas atualizações nas redes sociais: facebook.com/murbelem e twitter.com/murbelem

Dia 04 de novembro - Domingo
Local: Auditório da Cúria Metropolitana
(Av. José Malcher, entre Wandenkolk e Doca, 915)
14h às 17h - Formação e Oficina
17h30 - Missa de Envio dos Missionários

Dia 05 de novembro - Segunda-feira
Local: FACI - Faculdade Ideal
17h às 18h - Querigma (evangelização)
18h10 às 18h30 - Grupo de Oração Universitário - GOU
                                   (O GOU será na sala 303 da FACI)

Dia 06 de novembro - Terça-feira
Local: UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia
9h às 12h - Querigma (evangelização)
12h15 às 13h - Grupo de Oração Universitário - GOU
                              (O GOU será na maloca em frente ao RU da UFRA)
14h às 16h - Querigma (evangelização)
18h às 20h - Querigma (evangelização)

Dia 07 de novembro - Quarta-feira
Local: Faculdade Ipiranga - Unidade Almirante Barroso
13h às 17h45 - Querigma (evangelização)
18h às 18h30 - Grupo de Oração Universitário - GOU
                              (O GOU será no Bloco de Comunicação Social, Lab. de Fotografia)
19h às 21h - Querigma (evangelização)

Dia 08 de novembro - Quinta-feira
Local: IFPA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará
7h às 8h30 - Café da manhã com louvor
13h às 17h - Querigma (evangelização)
17h40 às 18h - Grupo de Oração Universitário - GOU
                              (O GOU será na sala 15 do IFPA)

Dia 09 de novembro - Sexta-feira
Local: UFPA - Universidade Federal do Pará
9h às 12h - Querigma (evangelização)
12h15 às 13h - Grupo de Oração Universitário - GOU
                              (O GOU será no Auditório do Hall da Reitoria da UFPA)
14h às 17h - Querigma (evangelização)
18h30 às 20h - Querigma (evangelização)

Dia 10 de novembro - Sábado
Local: Auditório da Cúria Metropolitana
(Av. José Malcher, entre Wandenkolk e Doca, 915)
15h às 17h - Tarde Louvor

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

RCC lança site oficial sobre participação da JMJ


A RCCBRASIL lançou o novo site oficial de sua participação na JMJ RIO 2013, que acontecerá entre os dias 24 e 28 de julho.


Serão mais de três mil missionários que irão anunciar o Querigma aos moradores e turistas presentes nas praias, ruas, escolas e hospitais do Rio de Janeiro, por meio da Missão Jesus no Litoral. A RCCBRASIL participará oficialmente em mais três frentes de trabalho: a Semana Missionária, o Festival da Juventude Carismática e o Palco RCC Mundo. O site mostrará detalhes de cada atividade realizada para ajudar o peregrino antes e durante a JMJ.

O site fará cobertura de toda a movimentação que antecede a jornada e durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Além disso, disponibilizará informações, sugestões e fotos do dia a dia da Missão Jesus no Litoral, assim como da Semana Missionária e do Festival Carismático e será fonte de esclarecimento de dúvidas pelos canais online.

Segundo Ruy Lima, coordenador da missão da RCC na  JMJ Rio 2013, o site será um avanço nesta primeira etapa de convocação e alistamento do nosso "pelotão" para linha de evangelização. “Essa nova ferramenta pode ser eficaz, para isso, estamos seguindo todo um plano de comunicação interna e externa”, diz ele.

Venha para a JMJ RIO 2013 com a RCC, além da missão realizada pela juventude, existem também outras formas de viver esse momento com o Papa e com os jovens do mundo todo.

O site poderá ser acessado no através desse link.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Formação: "O Passado: lugar de gratidão"

Deus nos conhece e quer nos modelar a partir do que nós somos. Então encare sua história pessoal sem medo, em obediência à proposta do Papa João Paulo II, dê uma resposta efetiva. Em sua carta apostólica, "Novo Milênio Ineunte", o Papa nos recorda que é preciso: lembrar com gratidão o passado, viver com paixão o presente e abrir-nos com confiança e esperança ao futuro.


A nossa atitude com relação ao passado precisa ser de gratidão e louvor. Quantas vezes não rezamos com essa música que diz: “Não quero mais estar preso ao que já passou. Pois meu passado não é mais do que Aquele que me escolheu, para sentir e experimentar seu infinito Amor, que transformou a minha vida e me fez crer que nada é maior que Deus”. Não podemos mais estar presos ao que já passou, mas livres pela gratidão e louvor.

Façamos esse compromisso de deixar no coração do Pai e na cruz de Jesus o que já passou. Portanto, com relação ao passado, nada de lástimas, queixumes, murmurações, críticas, acusações, tais como: “Se não fosse fulano eu não teria feito”, buscando culpados ou culpando-se por situações que já fazem parte da história, já passaram. Ao invés disso, gratidão e louvor. Não fiquemos com complexo de culpa, inferioridade e incapacidade.

Olhemos com franqueza para nossos erros e quedas, e reconheçamos todo o aprendizado e crescimento que tivemos passando por eles. Cultivemos essa atitude no coração: gratidão e louvor. Deus conhece todas as coisas e nos diz: “Todo aquele que está em Cristo, é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!” (2Cor 5, 17).

O Senhor tem o poder de fazer novas todas as coisas. Com relação ao nosso passado, sofrido, cheio de marcas, traumas, feridas, o caminho é Jesus. Ele quer e pode nos curar. Pelo seu Espírito, Ele pode nos renovar, restaurar, transformar. Não é suficiente nascer no Espírito, é de fundamental importância, andar, viver e crescer no Espírito.


Trecho do livro “O Caminho da Graça” de autoria de Eduardo Issa. Uma obra da Editora RCCBRASIL. Para adquirir esta obra, acesse o site da Editora RCCBRASIL.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Nossa Senhora de Nazaré é homenageada na UFRA

A Universidade Federal Rural da Amazônia celebrou no último dia 11 de outubro, no Campus Belém, o Círio de Nazaré com a realização de uma Romaria, realizada pelo 9º ano. A procissão foi realizada pela Pró-Reitoria de Extensão, do Grupo de Oração Nova Semente (dos Servidores da instituição) e do  Grupo de Oração Universitário (GOU) Semente, do Ministério Universidades Renovadas.

Por volta das 8 horas da manhã, iniciou o Círio da UFRA, saindo do portão principal, localizado na Avenida Perimetral. Centenas de pessoas acompanharam a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré que pertence à Universidade. Alunos, professores e outros funcionários participaram da procissão, que também contou com a presença da comunidade da Terra-Firme. Estudantes das escolas Mário Barbosa, Brigadeiro Fontenele, Mateus do Carmo, Fonte Viva e Celso Malcher também participaram do evento.

Várias homenagens à Nossa Senhora de Nazaré aconteceram durante o trajeto. A Banda de Música da escola Acácio Sobral acompanhou a berlinda. No mini-trio, a animação foi feita pelo GOU Semente, com apoio do MUR Belém. Na chegada ao Prédio Central, a Romaria terminou com a benção dada pelo Padre Bruno Secch. O Reitor Sueo Numazawa participou desde o início do Círio da UFRA. Depois todos almoçaram no Restaurante Universitário o tradicional almoço do Círio.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Bote Fé Universitário


A Jornada Mundial da Juventude será só em 2013, mas o Brasil todo já está entrando no clima desse tão esperado evento!

Vivendo este momento o Ministério Universidades Renovadas convida todos os Universitários Católicos de Belém a participarem do Bote Fé Universitário onde receberemos a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora que estão visitando todo o país em preparação para a JMJ.

Esse momento é seu universitário, não perca!
O encontro terá espiritualidade, testemunhos e muita música!
Abaixo está o cartaz de divulgação com todos os dados. Compartilhem!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Formação: "Produzindo os frutos do Espírito Santo"

O Fruto da Amabilidade

O fruto da amabilidade, ou afabilidade, é o cumprimento da ordem de Jesus: “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mt 7,12).

É simples: como gostaria de ser tratado, eu trato os outros, tudo o que gostaria de receber dos outros, eu dou a eles: respeito, boas maneiras, educação, agir com justiça, tratar os outros como se fossem pessoas muito importantes, pois o são, enquanto filhos de Deus. Em Romanos 12, São Paulo nos ensina: “Que vossa caridade não seja fingida. Aborrecei o mal, apegai-vos solidamente ao bem. Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar um ao outro. Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade” (Rm 12,9-10.13).

Este fruto da amabilidade transparece através de sorrisos que damos aos outros, através de palavras como: “obrigado”, “por favor”, “me desculpa”, “não tem problema”, “eu compreendo” etc.

Outros comportamentos amáveis que podemos citar: acolher sempre bem as pessoas, não deixa-las esperando por nós, interessar-se genuinamente pelos outros e fazer de tudo para que se sintam bem.

Este é um fruto que, a exemplo dos outros, só se consegue com a prática, com o exercício constante e com vigilância sobre as nossas atitudes.


O Fruto da Bondade

A Palavra de Deus nos exorta muitas vezes a praticar a bondade e contém promessas para aqueles que o fazem:

“Ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos, e deste modo cumprireis a lei de Cristo. Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos. Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé” (Gl 6,2.9-10).

“Finalmente, tende um só coração e uma só alma, sentimentos de amor fraterno, de misericórdia, de humildade. Não pagueis mal com mal, nem injúria com injúria. Ao contrário, abençoai, pois para isto fostes chamados, para que sejais herdeiros da bênção. Com efeito, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, refreie sua língua do mal e seus lábios de palavras enganadoras; aparte-se do mal e faça o bem, busque a paz e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos, atentos a seus rogos; amas a força do Senhor está contra os que fazem o mal” (1Pd 3,8-12).

“Não te irrites por causa dos que agem mal, nem invejes os que praticam a iniquidade, pois logo eles serão ceifados como a erva dos campos, e como a erva murcharão. Espera no Senhor e faze o bem; habitarás a terra em plena segurança. Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração ele atenderá. Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele e ele agirá. Como a luz, fará brilhar a tua justiça; e como o sol do meio-dia o teu direito” (Sl 36,1-6).

Além de promessas, existem ainda leis espirituais sobre fazer o bem:

A lei da reciprocidade: “E estai certos de que cada um receberá do Senhor a recompensa do bem que tiver feito, quer seja escravo, quer livre” (Ef 6,8). Lei espiritual é como uma lei da física, ela sempre se cumpre. Portanto, nós podemos ter a certeza absoluta de que quando fazemos o bem a uma pessoa a recompensa vem do Senhor e não da pessoa. Isso nos deixa livres para fazer o bem sem olhar a quem.

A lei do pecado: “Aquele que souber fazer o bem e não o faz, peca” (Tg 4,17).

A lei da soberania: “Não te deixa vencer pelo mal, mas triunfa do mal com o bem” (Rm 12,21).

O mal é a manifestação do caráter do demônio, portanto, quando diante do mal, eu coloco a manifestação do caráter de Deus, que é o bem, eu derroto o mal.

Existem ainda muitas outras passagens da Bíblia que nos ensinam sobre fazer o bem, mas estas já são suficientes para nos ensinar que fazer o bem consiste em obras concretas de caridade, de ajuda mútua, de misericórdia, mas consiste também em fazer o bem com nossas palavras, em fazer o bem semeando a paz.

Ser bom compensa, porque os passos do homem bom são guiados pelo Senhor. Além disso, a pessoa que faz o bem tem uma autoestima elevada. Se continuamente fizer o bem, ela recebe grandeza de alma.
 

O Fruto da Lealdade

O fruto da lealdade, ou fidelidade, tem três implicações, ser fiel a Deus, ser fiel ao nosso chamado e ser fiel aos outros.

Recorremos a São Paulo para falar de lealdade a Deus: “A ninguém damos qualquer motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja criticado. Mas em todas as coisas nos apresentamos como ministros de Deus, por uma grande constância nas tribulações, nas misérias, nas angústias, no açoite, nos cárceres, nos tumultos populares, nos trabalhos, nas vigílias, nas privações; pela pureza, pela ciência, pela longanimidade, pela bondade, pelo Espírito Santo, por uma caridade sincera, pela palavra da verdade, pelo poder de Deus; pelas armas da justiça ofensivas e defensivas...” (2Cor 6,3-7).

Portanto, pelo poder do Espírito Santo, quando somos justos, firmes nas tribulações, não nos queixando e não reclamando de Deus, constantes no serviço ao Senhor, servindo aos outros, quando somos puros, bondosos, justos e verdadeiros e se amamos sinceramente a Deus e ao próximo, então estamos sendo leais a Deus. Como nos diz Paulo: “Em todas as coisas nos apresentamos como ministros de Deus”.

Somos leais ao nosso chamado quando, com toda a constância, com todo o zelo e de coração alegre, procuramos exercer o nosso ministério, servindo à Renovação e, portanto, à Igreja; quando procuramos crescer em conhecimento, através da formação que nos é oferecida dentro da Renovação e do que nos é oferecido através do Magistério da Igreja; quando procuramos crescer em graça através da oração pessoal, da leitura da Bíblia e da frequência aos sacramentos. Não podemos esquecer, porém, que o nosso chamado tem uma identidade: somos chamados a sermos testemunhas do Batismo no Espírito Santo, a sermos, em outras palavras, apóstolos da efusão do Espírito Santo. Viver a vida no Espírito é o nosso chamado e precisamos ser fiéis a ele, pois é assim que o Senhor nos quer na Igreja e no mundo.

Somos leais aos outros quando o nosso amor por eles se fundamenta na verdade, quando não somos fingidos, dissimulados, falsos, falando deles pelas costas, julgando-os com maldade.

Jesus já nos advertiu: “A boca fala daquilo de que o coração está cheio. Quem é bom faz sair coisas boas de seu tesouro, que é bom. Mas quem é mau faz sair coisas más de seu tesouro, que é mau. Eu vos digo: de toda palavra vã que se proferir há de se prestar conta, no dia do juízo. Por causa das tuas palavras serás considerado justo; e por causa de tuas palavras serás condenado” (Mt 12,34b-37).

“Eu, porém, vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva será acusado perante o tribunal; quem disser ao seu irmão ‘imbecil’ será acusado perante o sinédrio; quem chamar o seu irmão de louco será condenado ao fogo do inferno” (Mt 5,22).

Para sermos leais aos outros, temos que guardar o nosso coração. Jesus nos ensina: “É do coração que saem as más intenções: homicídios, adultérios, imoralidade sexual, roubos, falsos testemunhos e calúnias. Isso é que torna alguém impuro” (Mt 15,19-20a).

São muitos os ensinamentos de Jesus com respeito à lealdade nos relacionamentos. Correção fraterna é um deles: “Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu ele a sós! Se ele te ouvir, terás ganho o teu irmão” (Mt 18,15). Isso é ser leal, falar com a pessoa e não da pessoa.

Só consegue ser realmente leal quem tem temor de Deus, nunca julgando o outro, mas mudando a si mesmo, pois como somos é que geraremos vida para Deus.

São Paulo também explica o que é a lealdade aos outros quando fala da pregação evangélica (e não somos todos nós pregadores do Evangelho no sentido de que pregamos com a própria vida mais do que com as palavras?): “Afastamos de nós todo procedimento fingido e vergonhoso. Não andamos com astúcia, nem falsificamos a palavra de Deus. Pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens, diante de Deus” (2Cor 4,2).

Traduzindo em termos práticos estas palavras de São Paulo, significam não fazermos nada aos outros de que não nos envergonharíamos diante de Deus. Não são armas que o Senhor nos dá para combater o que está errado, Ele nos dá o Espírito Santo para que nos amemos.

Ser leal é ainda sermos defensores das pessoas e não acusadores. O acusador tem um nome: Satanás. O defensor também tem um nome: Paráclito. Jesus Cristo é Paráclito, o Espírito Santo é Paráclito, isto é advogado de defesa, isto quem nos diz é o próprio Senhor: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós” (Jo 14,16-17).

“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo, mas eu roguei por ti para que a tua confiança não desfaleça” (Lc 22,31-32a).

“Agora chegou a salvação, o poder e a realeza de nosso Deus, assim como a autoridade de seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava, dia e noite, diante de nosso Deus” (Ap 12,10).

Como sinal de nosso amor e reconhecimento a Deus, que sempre é justo, verdadeiro, leal e santo, que sempre usa de misericórdia e bondade para conosco, o mínimo que podemos fazer é sermos leais a Ele, ao nosso chamado e aos nossos irmãos e irmãs.


O Fruto da Mansidão

O fruto da mansidão, ou brandura, é muito importante na implantação da civilização do amor. O manso sempre promove a paz. O manso não fica irado, não tenta de nenhuma maneira fazer justiça com as próprias mãos, mas deixa agir a justiça e a ira de Deus. “Não vos vingueis uns aos outros, caríssimos, mas deixei agir a ira de Deus, porque assim está escrito: A mim exercer a justiça, diz o Senhor (Dt 32,35). Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber. Procedendo assim, amontoarás carvões em brasa sobre a sua cabeça (Pv 25,21s). Não te deixes vencer pelo mal, mas triunfa do mal com o bem” (Rm 12,19-21).

O manso não faz uso, jamais, da Lei do Talião, a lei do “olho por olho, dente por dente”; ao contrário, ele segue os ensinamentos de Jesus: “Tendes ouvido o que foi dito: olho por olho; dente por dente. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil” (Mt 5,38-40). E ainda: “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem” (Mt 5,44).
 


O Fruto da Temperança

O fruto da temperança é também chamado de autodomínio. A temperança é o equilíbrio no uso dos bens criados e moderação nos prazeres. Inclui o autodomínio no comer, no beber, no divertir-se e em todas as áreas de nossa vida que podem ser afetadas pelos cinco sentidos, isto é, todo o que nos afeta através do tato, do olfato, da audição e da visão. É também o nosso modo de nos relacionarmos com os bens materiais.

As formas da virtude da temperança são a humildade, a sobriedade, a mansidão e a castidade. Exercitamos a temperança quando pensamos antes de agir, lapidando os nossos instintos e fortalecendo o autodomínio.

A temperança é uma virtude moral que precisa ser exercitada para ser fortalecida. Se não exercitarmos os “músculos morais”, eles se acabam afrouxando e até se atrofiando. É capaz de exercer esta virtude quem se coloca sob o senhorio de Jesus, deixando Jesus e sua doutrina reinarem sobre todas as decisões e atitudes, mesmo as mais comuns do viver diário.

Uma coisa é certa: quando nos esforçamos para agradar a Deus e convidamos Jesus para ser o Senhor de toda a nossa vida, então o Espírito Santo vem em nosso auxílio e nos ajuda, recebemos uma “força do alto” para usufruir com moderação e sobriedade todos os bens que Deus nos dá.

Na sua primeira epístola, São João nos adverte: “Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procedem do Pai, mas do mundo. O mundo passa com suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente” (1Jo 2,15-17).
 

CONCLUSÃO

A carta de São Paulo aos Efésios, nos capítulos imediatamente após àquele que fala dos frutos do Espírito Santo diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna” (Ef 6,7-8).

Que a palavra de Deus nos ajude a escolher, na nossa liberdade de filhos de Deus, a vida no Espírito para podermos colher seus frutos e não sermos cortados da “Videira Verdadeira”, Jesus Cristo, o único que pode nos levar à salvação e à vida eterna.

--
O conteúdo deste ensino foi extraído da apostila Grupo de Oração - Tesouro de Deus, que faz parte dos materiais de formação produzidos pela Editora RCCBRASIL. Quem desejar pode adquirir a apostila, na íntegra, pela RCCSHOP, nossa loja virtual na internet, acessando  www.editorarccbrasil.com.br, ou ligando para 53 – 3227 0710.